

Corrida
Um dos exercícios mais populares do mundo é saudável para suas articulações?
Acredita-se que, durante a corrida, o impacto do peso corporal quando o pé atinge o solo, aumente a produção de certas proteínas na cartilagem que a tornam mais resistente.
Por outro lado, corredores significativamente acima do peso e com lesões prévias correm o risco de que este mesmo impacto estimule inflamação na articulação, acelerando a perda da cartilagem.
A incidência de lesões nos membros inferiores em corredores varia de 19,4 a 79,3%.
As causas das lesões associadas à corrida são multifatoriais:
-
IDADE- Acredita-se que a perda da cartilagem comece após 40 anos.
Embora não seja consistentemente identificado como fator de risco para lesões por corrida, a idade foi associada a várias lesões em vários estudos observacionais.
-
PESO- A obesidade está associada a um risco aumentado de lesões.
-
SOLO- Correr em concreto está associado a um risco aumentado, enquanto correr em uma esteira reduz as tensões colocadas na tíbia e pode, assim, reduzir o risco de lesão.
-
TÊNIS- Continua o debate sobre o papel do tênis de corrida na redução do risco de lesões.Uma revisão sistemática encontrou evidências insuficientes para apoiar a prescrição de tênis de corrida com base no tipo de pé. Outro trabalho sugere que o nível de amortecimento pode não afetar as taxas de lesões.
-
PALMILHA – Os trabalhos que avaliaram o uso de palmilhas mostrarm diminuição nas queixas de dor femoropatelar e de associadas ao pé cavo, assim como o risco de fratura de estresse.
ERROS DE TREINAMENTO- Revisão sistemática concluiu que diminuir a distância, frequência e duração da corrida pode ser efetivo na prevenção de lesões de partes moles em corredores.
DISTÂNCIA PERCORRIDA - Maior quilometragem é outro fator que está constantemente associado ao aumento do risco de lesões.
ALONGAMENTO – Estudo de revisão mostrou que o efeito do alongamento não está associado à redução das lesões associadas à corrida. O alongamento deve estar associado à prática da corrida assim como o treino de força muscular. No entanto, não há consenso sobre o melhor momento e nem a melhor técnica. Alongar antes das corridas não parece reduzir lesões; os corredores podem fazer melhor alongamento após a corrida ou melhorar sua força e flexibilidade usando outras técnicas, como ioga ou Pilates. 31
TREINAMENTO DE FORÇA- Associar o treino para fortalecimento do quadríceps seja com bicicleta ou outro específico para compensar os tendões da panturrilha e isquiotibias desproporcionalmente fortes do corredor.Fortalecer também flexores e abdutores do quadril que estejam fracos. Devido à sobrecarga do tendão de Aquiles e seu enrijecimento com a idade, focar no treino de força excêntricos para o complexo da panturrilha
Portanto, se seu objetivo é correr:
-Faça uma avaliação médica pois, joelhos com lesão prévia, podem piorar,
-Associe treino de alongamento e força muscular,
-Use tênis e treine em solo adequados,
-Comece progressivamente, revezando corrida com caminhada. Não comece com mais de 20 minutos de corrida consecutivos. Aumente o volume de treino progressiva e lentamente.
Boa prática!
Referências: