top of page

Osteoporose

Os aspectos mais importantes da prevenção da osteoporose incluem ter uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e evitar fumar.

 

​Dieta - a dieta ideal para a saúde óssea envolve obter proteínas e calorias suficientes, com destaque também para o cálcio e a vitamina D.​

 

Ingestão de cálcio - recomenda-se que homens e mulheres na pré-menopausa consumam pelo menos 1000 mg de cálcio por dia (em alimentos, bebidas e/ou suplementos). As mulheres na pós-menopausa devem consumir 1200 mg de cálcio por dia.

 

As principais fontes alimentares de cálcio incluem produtos lácteos e vegetais verdes, como couve e brócolis (tabela).

                 

 

Se a ingesta de cálcio for insuficiente na dieta, a suplementação via oral deverá ser realizada com carbonato ou citrato de cálcio. Os suplementos são frequentemente recomendados às mulheres, por correrem maior risco de desenvolver osteoporose e por ter ingesta alimentar suficiente.

Vitamina D - recomenda-se que homens acima de 70 anos e mulheres na pós-menopausa consumam 800 unidades internacionais (20 microgramas) de vitamina D por dia. Esta dose parece reduzir a perda óssea e a taxa de fraturas em mulheres e homens idosos que têm ingestão adequada de cálcio. Embora a ingestão ideal não tenha sido claramente estabelecida em mulheres na pré-menopausa ou em homens mais jovens com osteoporose, geralmente é sugerida 600 unidades internacionais (15 microgramas) de vitamina D diariamente.

                                       

A concentração sérica ideal de 25-hidroxivitamina D (25 [OH] D) para a saúde esquelética e extra-esquelética é controversa e não foi rigorosamente estabelecida para a população em geral ou para grupos étnicos específicos. Indica-se mante-la entre 20 e 40 ng / mL.

 

Exercício - O exercício pode diminuir o risco de fratura, melhorando a massa óssea em mulheres na pré-menopausa e ajudando a manter a densidade óssea na pós. Além disso, por fortalecer os músculos, melhora o equilíbrio e diminui a probabilidade de queda e, assim, fratura. Recomenda-se exercitar-se por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, com diferentes tipos de exercícios, como: treinamento de resistência, corrida, e caminhada.

 

​Fumar - Evitar ou parar de fumar é altamente recomendado para a saúde óssea, porque o cigarro acelera a perda do mesmo. Um estudo sugeriu que as mulheres que fumam um maço por dia durante a vida adulta tem redução de 5 a 10% na densidade óssea na menopausa, resultando em risco aumentado de fratura.​

 

Evitar quedas - Cair aumenta significativamente o risco de fraturas osteoporóticas em adultos mais velhos. Tomar medidas para evitar quedas pode diminuir esse risco. Portanto:

 

● Remova tapetes e cabos elétricos soltos das áreas de circulação,

● Forneça iluminação adequada em todas as áreas dentro e ao redor da casa,

● Dobre a atenção para andar em superfícies escorregadias e em áreas desconhecidas

 

Medicamentos - Certos medicamentos podem aumentar a perda óssea, principalmente se usados em altas doses ou por muito tempo, por exemplo:

 

● Corticóides,

● Heparina,

 

● Certos medicamentos antiepiléticos (fenitoína, carbamazepina, primidona e fenobarbital) 

                  

Tratamento: Recomenda-se o uso de tratamento medicamentoso para mulheres na pós-menopausa (e homens ≥50 anos) com histórico de fratura de quadril ou vertebral (coluna vertebral) ou com osteoporose no teste de densidade óssea (T-score ≤-2.5)

www.nlm.nih.gov/medlineplus/healthtopics.html

calcio tabela.jpg
Clinica Aorto.png
  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page